O que significa 12 tribos de israel?

Em toda a Bíblia ouvimos muito falar a respeito das 12 tribos de Israel. Mas quem são essas tribos? De onde elas surgiram? O que elas representam na Bíblia? A origem das 12 tribos de Israel está descrita em Gênesis 29 , 30 e 35. 16-22. Ali vemos descritos os nascimentos dos 12 filhos de Jacó que também tinha o nome de Israel. Esses doze filhos foram: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Mas esses 12 nomes ainda não correspondem exatamente às 12 tribos de Israel. Mais tarde, depois da fuga do povo de Israel do Egito, Deus define que a tribo de Levi seria uma tribo separada para servi-lo (principalmente como sacerdotes e em ministérios diversos no culto a Deus), e que não teria um território específico na terra prometida. No lugar dela e no lugar de José, assumem o posto de tribos de Israel Manassés e Efraim. A partir daí, o povo de Israel é organizado em 12 tribos (povos), sendo: (1)Rubén, (2)Simeão, (3)Judá, (4)Dã, (5)Naftali, (6)Gade, (7)Asser, (8)Issacar, (9)Zebulom, (10)Manassés, (11)Efraim e (12)Benjamim. Dentro dessa organização as pessoas da tribo de Judá vivem entre seus irmãos, cumprindo as ordens de Deus de serem separados para o ministério do Senhor. Então não são contados entre as 12 tribos. E é baseado nessas 12 tribos que todo o território da terra prometida é dividido (essa história está no livro de Josué. Veja mapa abaixo). Mais tarde, já no livro dos Reis, temos a história de como essas 12 tribos se uniram sob uma monarquia, onde reinaram Saul, Davi, Salomão. Após a morte de Salomão, as 12 tribos se dividiram e formaram dois reinos: Reino do Sul (Judá e Benjamim), que teve como capital Jerusalém. E reino do Norte: (as outras 10 tribos). Que teve como capital Samaria. Cada um desses reinos tinha o seu próprio rei. Após essa divisão nunca mais ouve uma unificação das 12 tribos de Israel. Os dois reinos (Do Norte e do Sul) sempre tiveram problemas de inimizade. De  forma resumida seria essa a história a respeito das 12 tribos de Israel





Eu não defraudarei no meu namoro...



I Tessalonicenses 4.3-8


A palavra "defraudar" significa excitar ou despertar desejos sexuais em outra pessoa, que não possam ser satisfeitos dentro da vontade de Deus, que é o casamento. Para ajudá-lo a agradar a Deus no seu relacionamento físico no namoro e noivado, faça as seguintes perguntas:



  • Até onde eu iria no relacionamento com a minha namorada se Cristo estivesse sentado ao meu lado? (De fato Ele está!) 
  • Pense em alguém que você realmente respeita e ama e pergunte-se: "O que ele pensaria do meu comportamento físico no namoro?" 
  • Se vier a terminar meu namoro, será que ainda poderei olhar no rosto dela(e) e manter uma amizade cristã sem constrangimento? 
  • Cada vez que estamos juntos, torna-se mais difícil controlar as carícias? Temos que mergulhar mais fundo no pecado para satisfazer nossas necessidades sexuais? 
  • Será que através do meu envolvimento físico não estou enganando minha (meu) namorada (o), levando-a (o) a pensar que nosso relacionamento é mais sério do que na verdade é?

Eu não defraudarei no meu namoro (Há autocontrole?)