Saber x Não saber


Querido, querida, você não tem a obrigação de saber tudo. Eu não entendo de montes de coisas. Quando dava aula em seminário teológico, meus alunos ficavam espantadíssimos porque às vezes me perguntavam coisas e eu respondia: "Eu não sei", pois todos os demais professores da escola davam respostas sobre tudo o que eles perguntavam. Obviamente, porque, quando não sabiam, para não passarem por ignorantes, inventavam ou davam opiniões, mas não sabiam de fato. "Professor, Adão tinha umbigo?". "Ah, claro, porque, veja bem, eu acho que...". E esse achismo é que mata. Já eu não cometia esse tipo de atrocidade à honestidade: "Professor, os loucos vão pro Céu?". "Eu não sei". "Professor, por que Deus cria pessoas que Ele já sabe que vão pro inferno?". "Eu não sei". "Professor, se o diabo não é onisciente e onipresente como ele tenta 7 bilhões de habitantes do planeta ao mesmo tempo". "Eu não sei"! Existem mais coisas que não sei, ou seja, para as quais não tenho respostas, do que as que eu sei explicar. Falta-me conhecimento em muitas áreas. O mesmo ocorre com você. O mesmo ocorre com pastores e teólogos famosos. E aí começa o problema.Pega mal para uma suposta autoridade não ter respostas na nossa cultura atual. Então o que ela faz? Inventa aquilo que mais lhe parece fazer sentido. No popular: entra pelo chutômetro.



(Texto Adaptado) Pr. Joseízo Laurentino