Qual o sentido da páscoa pra você?





A palavra páscoa origina-se do hebraico Pasah que representa a passagem da morte para a vida, quando Jesus é sacrificado e depois de três dias revive e também a passagem do povo Hebreu, escravos do Egito, para a liberdade.

Quando a páscoa chega é uma alegria, a maioria das pessoas se anima com a fartura de chocolates, com o feriado e a variedade de comidas e vinhos. Até simplesmente se empolgam com o fato de estar festejando alguma coisa. Na páscoa é muito comum, em alguns países a pratica de pintar ovos cozidos decorando com desenhos e formas abstratas, embora na maioria dos lugares essa prática tenha sido substituída por ovos de chocolate. Okay, presentear as pessoas, nossa família, filhos com chocolates na páscoa isso já é tão normal, é uma tradição tão antiga, tão bonita... Mas às vezes nos esquecemos de que até as tradições possuem uma história e um significado.

Na Bíblia a passagem que se encontra no livro de Êxodo 12 nos descreve o que é a Páscoa e os seus símbolos, que são:  O Cordeiro , o sangue do Cordeiro, a carne do Cordeiro e o pão sem fermento. O fermento representa o pecado  e o Cordeiro representa o filho de Deus que foi sacrificado por nós.
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo“.
João 1:29


Se esses são os símbolos da páscoa descritos na Bíblia então me pergunto, o que representam os ovos e o coelho  que não estão descritos em nenhuma passagem na Bíblia? Com certeza existe uma história e um significado para essa tradição.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pesah. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua , os franceses de Pâques, e também em outras línguas que provavelmente não saiu do hebraico: latim Pascha, azerbaijano Pasxa, basco Pazko, catalão é Pasqua, crioulo haitiano Pak, dinarmaquês Påske, Pasko em esperanto, galês Pasg, Pasen em holandês, indonésio Paskah, Páskar em islandês, Paskah em malaio, em norueguês påske, Paști em romeno, Pasaka em suaíle, påsk em sueco e Paskalya em turco.

Porém para a língua inglesa e alemã  a origem das palavras “Easter” ( Ishtar) e “Ostern” respectivamente parece não ter qualquer relação etimológica com Passach ( Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos.

A semana que antecede a páscoa coincide com a passagem do inverno para a primavera, uma semana de lua cheia, em que em diversos lugares é adorada a deusa da primavera, do amor e da fertilidade (Eostre). A primavera, lebre e ovos pintados eram símbolos da fertilidade e da renovação associados à deusa Eostre. As sacerdotisas de Eostre eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. Claro que a versão “Coelhinhos da páscoa, que trazes pra mim..?” é bem mais delicada e comercialmente interessante do que: “Lebres de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte pra mim..?” , que é a versão original da rima.




A lebre de Eostre pode ser “imaginada” na lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à lua e às deusas lunares da fertilidade. Uma coisa que me chama a atenção é que Páscoa significa recomeço sim, mas reprodução é bem diferente para uma comemoração cristã.

Encontrei muitas versões e tentativas de explicações a respeito desses dois símbolos em particular (os ovos, e o coelho). A maioria das explicações tenta associar à festa cristã, a festa em que nós devemos comemorar nossa liberdade e vida, pois o Cordeiro de Deus nos se sacrificou por nossas vidas. E todas as histórias que vi, associam a uma tradição em que a cultura original é a alemã. São tantas as explicações que até confundem a cabeça das pessoas.

Lebre imaginada na lua cheia.

Eostre é adorada até hoje por pessoas que conhecem e sabem a quem estão adorando e também por pessoas que nem imagina quem ela seja. Quem quiser ver uma historinha infantil sobre Eostre basta pesquisar: Eostre e o coelhinho da páscoa ( Sonia Jenson). Exitem algumas versões para essa história. umas delas é que no primeiro dia de primavera as crianças e os animais entregavam presentes a deusa da primavera e a lebre não tinha nada pra dar. A lebre achou um ovo de pássaro em um ninho e em vez de comê-lo enfeitou todo e presenteou a Eostre. Outra versão vi que Eostre transformava um pássaro em uma lebre dentro de um dos seus tituais, generalizando os ovos dos pássaros com a capacidade de a lebre ser um grande reprodutor. Embora essas histórias possuírem um contexto diferente, ambas levam a uma única adoração e o fim das histórias mostram que existem uma distribuição de ovos coloridos feita pelo coelho como presente de Eostre para as crianças.

Quando descobri a respeito dessas tradições que hoje as pessoas acham tão normal, percebi como as tradições apagam  e se misturam ao verdadeiro sentindo das coisas prejudicando a nossa fé. Eu não tenho provas de que Eostre realmente apresentava ritual assim, ou que os ovos e o coelho da páscoa se originaram dela, mas de uma coisa eu sei: “Jesus é o Cordeiro de Deus que Tira o pecado do mundo”. E o que eu acredito está escrito no livro da minha fé, A Bíblia.

“Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:20-23

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” 

2 Coríntios 6:16-18

Klivia Pricillia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escrever comentário...